terça-feira, 14 de julho de 2015

Hinos do Rock

Eu¨sei que o Dia do Rock foi ontem, mas como eu já expliquei no post sobre Wimbledon, eu não estava em casa nessa segunda-feira, por isso vamos fingir que ainda é segunda e que hoje é o Dia Mundial do Rock.
Me acompanhe nesse post, onde passaremos por todos os grandes clássicos do nosso estilo musical favorito, que acaba sendo mais do que um simples estilo musical, é o nosso estilo de vida, é a nossa  religião, é a nossa paixão, é quase a nossa razão de viver, ou algum de vocês conseguem se imaginar sem o Rock 'n' Roll nas suas vidas, nas suas veias e entranhas? Eu com certeza não, pra falar a verdade, a única coisa que eu sou capaz de fazer sem o fone de ouvido é estudar, e mesmo assim eu acabo não resistindo a tentação e escuto uma música ou outra, de vez em quando durante a aula.
Enfim, quem está afim de reviver clássicos da nossa música, basta clicar em "mais informações" logo abaixo.

Com todo respeito a quem pensa o contrário, mas o Rock não seria o que é hoje em dia sem não fosse pelo maior Superstar de todos os tempos, ele, o Rei do Rock (não, não estou falando do Roberto Carlos), Elvis Presley. O cara era um verdadeiro Deus, que cantava como ninguém, e que infelizmente nos deixou muito cedo. Em homenagem a ele, vamos ouvir a minha música predileta dessa fera, Suspicious Mind.


Eu juro que não pretendia e nem pretendo seguir em uma ordem cronológica, mas foi a primeira banda que veio a minha cabeça. A maior banda de todos os tempos na opinião de quase todo mundo (não a minha), vindo diretamente de Liverpool (eu acho), o quarteto que se achava mais popular do que Jesus Cristo, The Beatles. E como eles infinidade de grandes músicas que poderiam vir parar aqui (por mais que eu não goste muito deles), não foi tão difícil escolher uma, eu escolhi a que eu acho que fez mais sucesso, com vocês "Let It Be"


Agora sim, a maior banda de todos os tempos, The Rolling Stones, e essa banda sim me deu um baita trabalho pra escolher apenas uma música, mas para não arriscar muito e correr o risco de escolher uma música que pode não agradar a todos, eu decidi ir no seguro, é quase a mesma coisa de bater um pênalti no meio do gol, a batida de segurança, entende? Por isso a minha escolha, e acho que muita gente vai concordar comigo sobre ela, é "It's Only Rock n' Roll", um dos maiores clássicos da música.


E como estamos falando das maiores bandas de todos os tempos, vamos imediatamente para a Maior Banda Americana De Todos Os Tempos, o Aerosmith (você pode até discordar, mas esse é o apelido deles). Eles que no início foram comparados a banda de cima, principalmente pelo fato do vocalista (Steven Tyler) e do guitarrista (Joe Perry) terem um estilo muito parecido com de Mick Jagger e Keith Richards, e por isso, tiveram de se superar e mostrar ao mundo que eles não eram uma cópia barata, mas eram na realidade, o futuro do rock. E prova disso é a infinidade de clássicos que eles criaram, como "Crazy"


E por falar de incríveis duplas de vocalistas e guitarristas, algumas várias bandas me vem a cabeça na hora (é, aqui é assim mesmo, a gente vai ligando uma coisa na outra, criando uma história), como por exemplo, a banda favorita do meu irmão, o Guns n' Roses, que fez um sucesso absurdo logo que surgiu, tendo o disco de estreia mais vendido de todos os tempos, e que marcou uma geração inteira com músicas sensacionais e com um Hard Rock único, Axl Rose e Slash conquistaram o mundo, mas como quase todas as bandas, eles se separaram e fazem uma falta gigantesca ao cenário musical. Mas o importante é que durante seu tempo juntos, eles nos levaram à lugares incríveis, como "Paradise City"


Outra banda que tinha um vocalista extraordinário e um guitarrista quase sobre-humano era o Led Zeppelin (que se eu não me engano passou pelo "Essencial de..." não faz muito tempo). Ela simplesmente redefiniu o gênero, nos mostrando algo que era inimaginável na época, e uma das suas obras primas que melhor mostra isso é "Kashmir", que é uma música capaz de fazer a cabeça de qualquer um explodir, você sente a música entrando dentro de você, é algo inexplicável.


Uma banda que se destacou também pelos seus líderes, foi o Oasis, a famosa banda dos irmãos Gallagher (Liam/vocalista e Noel/ guitarrista) que simplesmente foi soberana no cenário musical no final dos anos 1990. Liderando o movimento do BritPop, se tornando um símbolo de resistência e imposição num período em que a Inglaterra passava por grandes dificuldades. Uma banda que trocou todos os seus integrantes (com exceção dos Gallagher) umas 10 vezes tranquilamente. Uma banda que ficou marcada não só por fazer uma das melhores músicas da história, mas sim por causa da incontável quantidade de brigas em público de Liam e Noel, mas o que realmente importa é que eles são a banda que mais fazem falta no mundo atualmente. Pelo menos nos deixaram essa obra-prima chamada "Wonderwall"


E para finalizar essa seção de grandes guitarristas, vamos com ele, aquele que é considerado por muitos como o melhor guitarristas de todos os tempos, Eddie Van Halen. O cara é um gênio quando está com esse instrumento nas suas mãos, sem falar que ele fazia uma dupla incrível com David Lee Roth, que por sinal era um cara bem exagerado. Quer um exemplo disso, assista ao clipe a seguir, o clipe de "Jump"


E agora que finalmente mencionei as bandas extravagantes, posso falar do melhor exemplo de Glam Metal que já existiu, o Twisted Sisters, que além de chamarem a nossa atenção com seu estilo nada comum, tinha clipes absurdamente sensacionais, como o de "We're Not Gonna Take It"


Por existem tipos e tipos de extravagância, existe a extravagância do Glam Metal, mas também existe aquela mais sombria, que se tornou marca registrada de grandes nomes do Rock principalmente, estou falando de nomes de indivíduos que realmente parecem ter vindo das trevas, e que tem como Príncipe, Ozzy Osbourne, mas o clipe a seguir não é dele, e sim da banda da qual ele participou, a banda que simplesmente criou um novo estilo musical, o Metal. Vamos com a minha música favorita do Black Sabbath, "Iron Man"


Um outro cara que também reina no domínio das trevas (parece que estou falando de Yugi-Oh) é Marilyn Manson. Esse cara sabe como assustar alguém, sempre com uma elegância que só ele tem, e também com um som de ótima qualidade. Não é atoa que ele sempre é premiado por sua música, mas já devo deixar de sobreaviso que seus clipes são um tanto quanto pesados, e que por essa razão uma de seus vídeos foi eleito mais assustador de todos os tempos. Com vocês "Beautiful People"


Já que ainda estamos falando de sombriedade (nem sei se essa palavra existe) e coisas sinistras, não podemos deixar de mencionar um amigo pessoal do carinha daí de cima, estou me referindo a ele, um dos primeiros artistas a se apresentar com uma pintura no rosto, estou falando de Alice Cooper, e seu som pesado, e capaz de fazer qualquer um se tremer inteiro e arrepiar pelos de partes desconhecidas do seu corpo. Mas vamos com algo mais tranquilo, vamos com "No More Mr. Nice Guy"


Uma outra banda super clássica que também fazia esse estilo meio sombrio, porém era uma banda de punk (eu acho) era o Ramones, que infelizmente nos deixaram muito cedo, porém nos deixaram com uma música melhor do que a outra, e um exemplo sensacional de vossas habilidades em produzir um som de alta qualidade é "Poison Heart" (não é a minha música favorita deles, mas é a de todos aqueles que eu conheço que gostam de Ramones)


Uma outra grande banda punk dos anos 1980 foi o Sex Pistols, que espalhou o estilo por todo o Reino Unido e Europa, mas principalmente no Reino Unido, tanto que a música mais conhecida deles se chama nada mais nada menos do que "Anarchy In The UK"


Pessoalmente, eu nunca gostei muito de Punk, com uma exceção ou outra como o caso dos Ramones, os Sex Pistols não, nunca gostei deles. O porque de estar falando isso? É simples, a galera do Metal nunca se misturou muito com a do Punk, e vice-versa, e essa foi a única maneira que encontrei para ligar os Sex Pistols ao Iron Maiden sem precisar mencionar a nacionalidade deles. Agora que finalmente cheguei ao Metal posso falar do Maiden, e depois de enrolar tanto e dar tantas voltas, esqueci o que ia dizer sobre eles. Enfim, "The Trooper"


Já deu pra perceber o porque que eu prefiro o Metal ao Punk né? É por causa de todo o espetáculo em si, sem falar da música que costuma ser muito melhor (mas antes que comecem a me xingar, essa é a minha opinião, e vou tentar provar meu ponto com os três próximos artistas). Quer um exemplo disso, apenas escute "Enter Sandman" do Metallica, sinta a música, sinta o espetáculo apenas.


E agora com esse gênio, chamado Lemmy Kilmster, que é capaz de criar coisas absurdas apenas com seu baixo e sua voz única. É melhor eu parar de falar, pois qualquer coisa que eu disser sobre ele e o Motörhead, qualquer elogio será pouco. Com vocês "Ace of Spades"


E para encerrar a seção a Heavy Metal, apenas duas palavras: Metal God


Outra banda capaz de fazer ótimos shows é o AC/DC, que provavelmente fez um dos melhores shows de todos os tempos em 2009 na Argentina. Uma banda que teve de superar a perda de seu vocalista, mas mesmo assim deu a volta por cima e continua na ativa até hoje produzindo música de alta qualidade. Para ver o quão incrível é esta banda, ou para pelo menos ter uma breve noção, vamos ouvir "Highway To Hell"


Outra banda que também ficou famosa não só pelas pinturas faciais, mas pela incrível capacidade de criar verdadeiros espetáculos quando subia ao palco é o Kiss, que pode facilmente ser colocada no alto escalão das maiores bandas de todos os tempos. E dentre suas várias músicas de sucesso está "Detroit Rock City" que é a minha música favorita deles.


Como estamos falando agora das maiores bandas de todos os tempos novamente, vou listar as próximas e últimas 10 bandas que passarão por aqui. Vou fazer isso antes que eu me perca de novo, e perca mais uma deixa. As próximas bandas são Queen com "Bohemian Rhapsody"


U2 com a belíssima e fofa "With or Withou You" (eu vou fazer essa música tocar no meu casamento, isso se eu casar, ou melhor, vou me casar apenas para tocarem essa música)


Pink Floyd e a lendária "Another Brick On The Wall" (eu tinha medo dessa música)


Korn com a espetacular "Freak on a Leash" (amo esse clipe)


Nirvana e a entediante (pelo menos pra mim) "Smells Like Teen Spirit"


The Clash com a música dona de um dos melhores clipes de todos "Rock The Casbah"


The Doors e aquela música incrivelmente conhecida que faz parecer com que todos os habitantes da Terra gostassem de Rock. "Break On Through"


Pearl Jam é a melhor música do estilo grunge, "Even Flow"


Joan Jett, a rainha do rock, com sua famosa "Bad Reputation"


E para encerrar esse post, nada melhor que uma música que se chame "Heroes", já que todas essas feras que passaram por aqui, de certa forma, são os nossos heróis. Com vocês, David Bowie com "Heroes"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passarão pela famosa moderação, ou seja, nada de xingamentos e/ou palavrões